quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um pouco do Amor em 12 poemas



Do livro  "O Amor em 12 Poemas "  (Otacílio Monteiro)


Conquista

Teus olhos banharam de mel
o meu corpo
e banharam-se nos meus.
E eu que era tão feliz,
tão dono de mim
e do meu querer,
caí aos teus pés
de mulher apaixonada
e penetrante.

E já estou de novo
sorrindo bobo
e já estou de novo
chorando à toa,
meu corpo cachorro-sem-dono
todo coração.

Tento subverter-me:
Onde coração, cabeça.
Onde tesão, controle.
Lógica, onde paixão,
e total indiferença.

Morrem na praia os meus planos.
Os anos não me ensinaram
a domar os sentimentos.
Agora, tens uma bandeira
fincada no meu peito.
Enquanto durar esta invasão,
peço que me faças feliz.
Vou me entregar à tua doçura,
a bárbara doçura
dos que conquistam.


Anatomia

Tenho coração em dia,
uma boca e um cérebro,
e suponho que esteja certo
conforme a Anatomia.

Queria, no entanto,
uma boca só pra você
e seus beijos de TV,
um coração em cada canto
do meu peito de amante
e bastante massa cinzenta
que coubesse em dois
cérebros  inteligentes.

Aí, então, sendo um super-homem
faria super de tudo
pelo nosso super-enorme
e desajeitado amor.
E você não iria mais querer
de outro a boca e o coração.
Meus dois cérebros de super-homem
Descobririam a fórmula
Da eternidade da paixão.


Pétalas


A pétala do mal-me-quer
ficou por último.
Purpúrea dor,
terror da solidão.
Um coração quebrado
em setecentos pedaços,
traços de saudade
enrugando o rosto
da beldade.

O tempo passou,
surgiram novos amores,
mas as dores do mal-me-quer
mulher nenhuma esquecerá.
Assim seja,
assim está escrito!
Pétalas da flor-saudade
marcando o rosto bonito.


Sala de Aula

Sou um homem.
Não sou uma letra
nem um nome
nem um ângulo.

Azar enorme.
Letra não teme,
nome não sofre,
ângulo não ama.


O livro "O Amor em 12 Poemas", lançado em 1991, vendeu 5 mil exemplares e marcou época entre os estudantes do Ensino Médio em Limeira e região. A obra inspirou  recital homônimo estrelado pelo poeta e pelas musicistas Heloísa  Meireles (Violão) e Vera Schneider (Voz), entrelaçando os textos do livro com o melhor da MPB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário